Goiás institui o Dia Estadual do Trânsito na Escola

Vinte e dois de setembro entra para o calendário escolar como o Dia Estadual do Trânsito na Escola. Nessa data, em todos os anos, as 1.132 unidades da rede pública de ensino deverão dedicar uma aula para discutir a temática trânsito. A cerimônia de lançamento será realizada no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, às 8h30, desta quinta-feira e contará com a participação do superintendente executivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves, do presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, e demais autoridades.

Goiás é um dos poucos estados brasileiros a incluir o trânsito no calendário escolar. “A preocupação com a educação para o trânsito dos jovens deve ser prioridade”, adverte o presidente do Detran. Isso porque, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil. “As crianças os corpos mais frágeis, ainda não sabem reconhecer o perigo e nem avaliar corretamente a distância e velocidade de um veículo nas vias públicas. Por isso, estão mais expostas”, explica Manoel Xavier.

O trabalho
Além da segurança das crianças, a expectativa do Detran com a implantação do deé preparar os estudantes para que se tornem cidadãos conscientes, seja como pedestres, ciclistas ou futuro condutores. O trabalho de educação visa ainda formar multiplicadores. “As crianças têm esse poder de sensibilizar os pais e influenciar nas decisões da família. Na medida em que conhecem as leis de trânsito, os riscos do excesso de velocidade, do desrespeito do semáforo e da faixa de pedestre, certamente, poderão multiplicar esse conhecimento”, ressalta.

Para dar intensificar o trabalho de conscientização de crianças e jovens, o Detran preparou, em conjunto com a Seduce, uma cartilha com orientações gerais aos 25 mil professores e gestores e materiais educativos que serão distribuídos para aos 550 mil alunos da rede estadual. Esse material deve ser trabalhado nas salas de aulas de todas as escolas públicas da rede estadual amanhã no terceiro horário amanhã.

Mais ações
Durante o lançamento, também será realizado Pit Stop da Saúde, em parceria com o Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas na escola, com realização de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de acuidade visual e orientações nutricionais. O Detran também levará o programa Detranzinho para os alunos.

O Detranzinho contempla várias atividades que buscam sensibilizar os alunos a praticarem e multiplicarem seu conhecimento, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.

O Colégio Estadual Francisco Maria Dantas fica Alameda Córrego Fundo com Av. Planaltina, Residencial Mansões Paraíso. Seguindo pela GO-070, entrar a direita logo após o Aeroclube de Goiânia, ao lado de uma tenda. Logo no início da via, entrar novamente à direita em uma estrada sem asfalto.

Fonte: Goiás Agora