Programa EVV comemora a expansão do Exame Digital para o interior do Estado

Candidata Gisela Freitas - Equipamento de fácil utilização

O programa Educando e Valorizando a Vida (EVV), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), comemora o primeiro mês do processo de expansão dos sistemas eletrônicos de avaliação de candidatos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no interior do Estado. Até o início de 2016, o EVV realizava o exame teórico no formato digital apenas nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Para essa expansão, foi necessária uma mobilização dos servidores da Coordenação Tecnológica do EVV para desenvolver um novo sistema para as provas de Legislação de Trânsito (LT), capaz de ser executado em qualquer laboratório de informática das Unidades (UnU) ou Campi da UEG.

Primeira banca

A UnU de Trindade foi o local escolhido para a realização da primeira banca, em meados de maio, e já no primeiro dia contou com a participação de 40 candidatos agendados, alguns deles surpresos com a mudança na aplicação dos exames.

A candidata Gisela Freitas, natural do Maranhão, conta que já sabia que o exame seria feito pelo computador, mas mesmo assim se surpreendeu com a facilidade em usar o equipamento. “Achei tudo muito fácil e rápido, fiz a prova em menos de meia hora e já tenho o resultado”.

O Gestor de Tecnologia da Informação Leonardo Queiroz, um dos responsáveis pelo projeto, avalia que é necessário atender, de forma satisfatória, aos diversos tipos de usuários, desde os candidatos aos examinadores, que farão o uso continuado do sistema.

“É importante que a interface seja de fácil compreensão, pois o nosso objetivo é avaliar o conhecimento sobre a legislação de trânsito, e para isso, o candidato não precisa saber usar um computador”, defende o analista, acrescentando que “foi desenvolvido um teclado exclusivo para este exame, que permite ao candidato percorrer as questões e optar pelas alternativas de sua escolha, além de possibilitar sua alteração ao longo do tempo disponível para a realização do exame”.

Segurança e rapidez

Os resultados satisfatórios são uma demonstração de que o sistema trouxe benefícios para os candidatos à CNH. Nesses primeiros 30 dias já foram realizados aproximadamente 300 exames, sem a ocorrência de falhas ou reclamações por parte dos candidatos.

“O intuito é agregar transparência, agilidade e segurança a todo o processo”,  explica o também Gestor de Tecnologia da Informação e Coordenador Tecnológico do EVV, Douglas Bernardes, que acrescenta que todo o projeto foi pensado em atender a esses três requisitos principais.

Ainda de acordo com Douglas, outro benefício do sistema é a redução do tempo médio das bancas. “Antes eram necessárias cerca de 4 horas para a realização de uma prova de LT, hoje a média de tempo cai para 30 minutos por candidato, que tem a vantagem de levar o resultado impresso no final do exame e, além disso, o resultado, que antes podia levar 5 dias, hoje chega ao Detran-GO em apenas um dia útil", conclui.

Até o final deste ano está prevista a implantação do exame em mais 17 municípios do estado e, até 2017 em outras 30 cidades que, juntas, perfazem todas as macro regiões goianas e, dessa forma, atenderá indiretamente a todos os 246 municípios de Goiás.